terça-feira, 4 de setembro de 2012

Reunião com o Director-Geral da AEB

Realizou-se no dia 31/8/2012, uma reunião de trabalho com a direção da AEB (Águas e Energia da Boa Vista). Estiveram presentes o Director-Geral da AEB (Francisco Galindo), o Coordenador do CAPLBV (Lázaro Sá), a Técnica de Seguimento Ecológico (Marina Silva) e o representante da Fundação Tartaruga (Júlio Rocha).
A reunião foi solicitada pelo Coordenador do CAPLBV com o objetivo de tratar das seguintes questões, resultantes do funcionamento da central de produção de água e energia de Lacacão e os seus impactos no ambiente envolvente:
  • Iluminação da central que está a prejudicar as tartarugas que procuram a praia de Lacacão para desovar, devido ao fato do projetor de luz estar dirigido para o mar. Solicitou-se o redirecionamento do protetor, até que a sua retirada seja possível o que deverá acontecer no fim de 2012. Nessa altura serão retirados todos os equipamentos de produção de energia, ficando apenas a central de produção de água.
  • Abertura de vala para colocação de emissário para a salmoura produzida na dessalinização de água do mar. A vala será fechada e o local será limpo. O Director-Geral da AEB comprometeu-se a proceder à limpeza de até 5 metros em redor da central.
  • Lagoa formada pela emissão da salmoura resultante da dessalinização de água do mar. O Director-Geral da AEB comprometeu-se a enviar o estudo para a requalificação da zona que foi apresentado a quando da concepção da área para instalação da central.