quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Campanha de Limpeza nas Praias – Clean Up Day 2014

A Câmara Municipal da Boa Vista, através do Gabinete do Ambiente, Água e Saneamento em estreita parceria com diversas entidades ligadas as questões ambientais na ilha, realizou uma Campanha de Limpeza nas Praias no dia 20 de Setembro.

O Escritório Insular de Conservação da Boa Vista e a Delegação do MDRAP participaram na campanha com a colaboração dos voluntários da ACUB e tiveram a seu cargo a limpeza da praia de Cruz.

Clean Up Day é uma ação de sensibilização que acontece em mais de 125 países, simbolizando uma união mundial e dedicação em prol de um mundo mais limpo e saudável para a humanidade. Cerca de 35 milhões de pessoas devem sair às praias e rios para participar da campanha. O evento mundial reúne voluntários em tarefas como remoção de lixo (praias - rios). 

A ação ocorre na 3ª Semana do mês de Setembro, visa alertar o público sobre os problemas ocasionados pelo lixo descartado nas praias e rios, principalmente o plástico e seus derivados que representam mais de 60% do nosso lixo e não são degradáveis a curto prazo. A longa vida útil destes materiais devido a baixa taxa de biodegradação tem acumulado montanhas de resíduos sólidos nos oceanos, sendo responsáveis pela morte de diversas espécies da fauna marinha e a degradação dos ecossistemas costeiros que reflectem impactos negativos em vários setores da economia, que no caso da Boa Vista em especial tem implicações significativas para área do Turismo.