terça-feira, 9 de setembro de 2014

Tartarugas Marinhas


Deslocou-se à Boa Vista uma delegação composta pelo Director de Serviços dos Recursos Naturais da DGA (Dr. Nuno Ribeiro), o Comandante Geral Nacional das FA (Cmdt. Jorge Andrade) e o Comandante da 2ª Região Militar das FA (Cmdt. Casimiro Tavares) com o objectivo de auscultar as comunidades e as organizações e instituições na ilha que trabalham na conservação das tartarugas marinhas relativamente à pertinência ou não do regresso dos militares para apoiar na vigilância das praias da ilha da Boa Vista, principal local de desova da tartaruga-comum (Caretta caretta) em Cabo Verde.

Do encontro realizado no dia 8 de Setembro ficou claro que, à luz do aumento da captura de tartarugas, todos os presentes concordam que a ausência dos militares nas praias contribuiu muito para essa situação que o seu regresso é bem-vindo desde que sejam salvaguardadas algumas condições, nomeadamente: a formação dos militares para a especificidade do trabalho que virão realizar, o cuidado a ter na abordagem com as comunidades, o envolvimento dos militares em actividades sociais com a comunidade, sensibilização da população do papel dos militares e da necessidade de respeitar as forças de segurança.

Na ocasião o Dr. Nuno Ribeiro informou que a DGA está a trabalhar numa proposta de lei que virá criminalizar a apanha de tartarugas marinhas em Cabo Verde.

Sem comentários: