quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conservação das tartarugas marinhas – 2013


Este ano a ilha da Boa Vista conta com 4 organizações a trabalhar na conservação das tartarugas Caretta caretta: Cabo Verde Natura 2000, Fundação Tartaruga e Bios.CV e a Associação Grupo Varandinha.

Estas ONGs encontram-se no terreno desde Maio de 2013 dando inicio à campanha de conservação da tartaruga com a montagem dos acampamentos em Boa Esperança, Porto Ferreira, Ervatão, João Barrosa, Pesqueiro Grande e Varandinha.

O Escritório Insular de Conservação da Boa Vista tem trabalhado em coordenação com as organizações no terreno de modo a que a campanha decorra com o mínimo de incidentes possíveis.

Nesse sentido foi realizado um encontro de trabalho com os representantes das ONGs e das Associações comunitárias, no dia 20 de Junho, com o objetivo de definir a estratégia de atuação no que diz respeito à vigilância e acesso às praias.



A estratégia definida visa uma maior vigilância das praias, com a integração de militares e guardas (contratados pelo projeto de Áreas Protegidas) nas equipas de todas as organizações no terreno; maior controlo dos principais pontos de acesso às praias; monitorização da atividade de observação de tartarugas marinhas realizada pelas empresas e por grupos de pessoas locais, com emissão de autorizações por parte da Área Protegida para a realização da actividade de observação de tartarugas, sempre em coordenação com as ONGs no terreno.


O resultado do encontro foi transmitido aos representantes das empresas e operadores turísticos numa reunião que decorreu no dia 28 de Junho: as empresas que pretendem levar turistas às praias têm que contactar o Escritório Insular de Conservação no sentido de obterem uma autorização, mediante a disponibilidade das praias, devem respeitar o número de turistas definido e seguir as indicações da ONG/Associação presente na praia. Em contrapartida a empresa/operador individual tem que expressar o seu compromisso com a conservação da natureza e o desenvolvimento das comunidades locais.